RESOLUÇÃO CONTRAN 798/2020



FISCALIZAÇÃO DAS VIAS POR RADAR

Foi publicada no dia 9 de setembro de 2020, a Resolução do Contran nº 798/2020, que trata sobre os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização de velocidade dos veículos automotores.

A nova regulamentação determina que o estudo técnico para a instalação dos equipamentos medidores deverá ficar a disposição ao público para eventuais consultas, bem como, determina que o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, deve dar publicidade, por meio do seu site do mapeamento dos trechos ou locais em que está apto a ser fiscalizado.

A nova regulamentação prevê que é desnecessária a presença da autoridade de trânsito ou agente no local da operação do radar tipo fixo.

Já para utilizar o radar portátil (tipo móvel), a fiscalização somente poderá ocorrer em vias urbanas e rurais que tenham esta característica, quando a velocidade máxima permitida for superior a 60km/h, ou vias rurais, se rodovias, com velocidade acima de 80km/h e estradas, acima de 60km/h.

Nova Regulamentação, trás regra de maior importância, para a instalação e utilização dos radares portáteis, pois impedem que sejam instalados de forma velada (escondidos) ou seja, não devem estar com a visibilidade obstruída, nem do equipamento, nem do operador, por placas, árvores, postes, passarelas, pontes, viadutos, marquises, ou qualquer outra forma que impeça a sua ostensividade, resumindo, NÃO PODE ESTAR ESCONDIDO.
A resolução entra em vigor, no dia 1º de novembro de 2020.

 

Departamento Jurídico

Ailton Gonçalves

Henrique Macedo Gonçalves

Voltar

Copyright © SINDICAM SP 2019
Endereço: Rua Heróis da FEB, nº 09 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP - CEP 02188-040
Tel: (11) 2632 4622