Operacao inverno 2016 tem resultado melhor que de 2015

18/07/2016

Dos 76 caminhões inspecionados em ação do Programa Caminhão 100%, criado pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, do PMMVD (Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel da Cetesb), e da Operação Inverno 2016, apenas 13 (17,1%) foram reprovados na avaliação de emissões de poluentes. De acordo com Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Acessórios do Estado de São Paulo), o número foi melhor que no ano passado, quando 42% dos caminhões não foram aprovados de 64 avaliados. “Isto mostra que o programa vem surtindo resultados”, afirmou. O objetivo da iniciativa, que não teve caráter punitivo, foi conscientizar os motoristas de caminhões a diesel sobre a importância de combater o aumento da poluição atmosférica. Durante a ação, realizada na Ceagesp, Gaspar explicou que os caminhões fizeram exames gratuitos de medição de emissão de gás pelo escapamento dos veículos. Quando a emissão de gases estava acima do permitido por lei nos caminhões, os motoristas recebiam orientações para realizarem a manutenção. De acordo com a legislação, a multa ambiental aplicada nestes casos é de R$ 1.413,00. Mas, os motoristas podem ter desconto de 70%, caso efetuem a manutenção adequada.

Fonte: www.revistaocarreteiro.com.br