Volvo lança sexta geração da caixa I-Shift

09/11/2016

A Volvo acaba de lançar no mercado brasileiro a sexta geração de sua caixa de câmbio eletrônica I-Shift. De acordo com a fabricante é o maior salto tecnológico na transmissão da linha F, desde que a I-Shift foi lançada em 2003. “Os transportadores brasileiros e latino-americanos terão, mais uma vez, acesso ao que há de mais moderno e avançado em transmissão para veículos comerciais. Esta nova geração propicia ainda mais qualidade e desempenho na estrada”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. A nova I-Shift, agora à disposição no País, foi lançada este ano na Europa. A conexão entre a caixa e os demais módulos que compõem a arquitetura eletrônica do caminhão foi ampliada. Na prática, conforme detalha a fabricante, significa trocas mais rápidas de marchas, diminuição no consumo de diesel, melhor comportamento do acelerador, melhor performance em aclives e mais conforto para o motorista. Com 12 marchas a frente e quatro a ré, a nova caixa gerencia melhor a relação com o motor, proporcionando um maior aproveitamento da potência, principalmente nos momentos em que o veículo precisa manter a velocidade média para vencer trechos de estrada com subidas. A inovadora tecnologia proporcionou um desempenho otimizado nos caminhões com motores de 540cv. “A inteligência da I-Shift entende qual é o momento adequado para despender mais potência e garante um comportamento correto para cada situação”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo. “Associada ao avançado sistema I-See e aos sensores posicionados na caixa, esta nova geração entende perfeitamente qual a carga transportada, bem como a topografia a sua frente, otimizando as trocas e garantindo baixo consumo de combustível com maior velocidade média”, complementa Deonir Gasperin, engenheiro de vendas de caminhões da Volvo.

Fonte: www.revistaocarreteiro.com.br