Veja como evitar o roubo de carga

04/01/2017

O roubo de carga continua entre os assuntos mais comentados entre os motoristas de caminhão. A insegurança na estrada é cada vez maior, e é frequente depoimentos de carreteiros que ficaram nas mãos de criminosos e tiveram suas cargas furtadas. Para o Cel. Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC&Logística a falta de uma legislação mais específica para punir receptadores é um dos principais fatores que contribuem para altos índices de roubos de cargas registrados anualmente no Brasil. O coronel alerta os motoristas sobre a importância de seguirem a risca o plano de gerenciamento de risco adotado pela a empresa a qual está prestando serviço. “Alguns profissionais querem fazer a sua própria rota e parar em locais que conhecem e encontram os amigos. Mas, nem sempre esta atitude é segura e pode facilitar a abordagem de criminosos. O ideal é seguir o plano da empresa que, geralmente, realiza o monitoramento e toma as dividas providências no caso de algum imprevisto”, destaca. Confira alguns procedimentos seguros a serem adotados antes de iniciar a viagem: - Verificar a manutenção do veículo - Verificar com a empresa o local de entrega da carga para que possa estabelecer uma rota e locais seguros de parada - Evitar viajar durante a noite Durante a viagem: - Parar apenas em lugares confiáveis - Evitar parar ao longo da rodovia para “bater pneu” - Não dar carona - Enquanto estiver estacionado evitar conversas sobre o produto que está carregando e a rota que pretende seguir - Caso haja a necessidade de pernoitar, travar o veículo e dormir fora do caminhão. - Evitar os chapas na rodovia, eles são muito perigosos e podem estar a serviço de alguma quadrilha; - Viajar sempre com o tanque cheio - No caso de alguém sinalizar problemas em seu caminhão, não pare. Siga até o próximo local seguro para verificar a informação

Fonte: www.revistaocarreteiro.com.br