Cetesb fechará convênio com COMPENSAR

15/02/2017

Na manhã do dia 30 de Janeiro, o presidente da Fetrabens, Norival de Almeida Silva, acompanhado do diretor do SINDICAM-SP e coordenador do Programa Sócioambiental, COMPENSAR, Jozinaldo João da Silva, esteve em reunião na Cesteb para tratar do convênio entre a companhia e o Programa da Fetrabens, que já conta com 14 viaturas. Na ocasião, eles foram recepcionados pelo presidente da Cetesb, engenheiro Carlos Roberto dos Santos; o gerente do departamento de Emissão Veicular, Carlos Ibsen Vianna Lacava, e o chefe de gabinete da Presidência, Waldir Agnello e ficou acertado que o convênio será assinado no dia 21 de fevereiro. Durante a reunião o Programa COMPENSAR foi apresentado ao presidente da Cetesb, que acabará de assumir o cargo. Há cerca de três anos, a Cetesb vem avaliando o COMPENSAR para credencia-lo ao PMMVD (Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel). As tratativas tiveram início durante a primeira edição do Encontro Fetrabens, realizado em 2014. A aproximação entre a Companhia e a entidade ganhou força após o segundo Encontro Fetrabens, em 2015, com a participação do então gerente da Divisão de Emissões Veiculares, Vanderlei Borsari. Com o convênio, os laudos emitidos pelas viaturas do COMPENSAR após as inspeções veiculares (testes de opacidade de fumaça e ruído de motor) serão aceitos pela Cetesb para conceder o desconto de até 70% nos casos em que o caminhoneiro foi multado durante fiscalização realizada por agentes da Companhia. Atualmente a multa por emissão de fumaça preta, aplicada por agentes da Cetesb é de R$ 1.413,00, e em caso de reincidência, o valor vai dobrando.

Fonte: www.sindicamsp.org.br