CCR ViaOeste registra em 2016 redução de acidentes no Sistema Castello-Raposo pelo terceiro ano consecutivo

06/03/2017

A CCR ViaOeste, empresa que integra o Programa de Concessão de Rodovias do Estado de São Paulo, registrou em 2016, pelo terceiro ano consecutivo, a redução do Índice de Acidentes no Sistema Castello-Raposo. Nos últimos 3 anos, a redução foi de 9%, já ponderando que, no período, o volume de tráfego se manteve praticamente estável. Atualmente, cerca de 600 mil veículos trafegam diariamente pelo trecho. Na mesma base de avaliação, o índice de mortos reduziu 40,6% e o de feridos 5,3%. Em números absolutos, os acidentes caíram de 3.418 (2013) para 3.158 (2016); os feridos de 2405 (2013) para 2.310 (2016); e o de mortos de 59 (2013) para 38 (2016). Com o resultado, a concessionária manteve o mesmo patamar do recorde alcançado em 2015, quando registrou o menor total de mortos (37 ocorrências), desde 1999, primeiro ano completo após assumir a concessão do Sistema Castello-Raposo. Em 2015, a concessionária registrou 3.332 acidentes e 2.221 feridos. Carlos Costa, gestor de Atendimento da CCR ViaOeste, destaca que os resultados são devidos aos investimentos da concessionária na segurança e conforto das rodovias, além do trabalho em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), Polícia Militar Rodoviária e o Corpo de Bombeiros. “Desde que a CCR ViaOeste começou a administrar o Sistema Castello-Raposo, os acidentes já caíram 67% e o total de mortes em mais de 62%”, reforça o gestor. Sorocaba A extensão das Marginais da Raposo Tavares (SP 270), em Sorocaba, entre o km 92 e o km 95, finalizada em dezembro de 2014, continua contribuindo diretamente para a redução dos acidentes. Em 2015, a CCR ViaOeste registrou redução de 36% na quantidade de acidentes no trecho, exatamente um ano após sua conclusão. Em 2016, os números também foram significativos: 24% de queda nos acidentes, na comparação com 2015 e 52% na comparação com 2014.

Fonte: CCR ViaOeste