4 dicas para aumentar a vida útil do pneu

26/04/2017

1. Rodízio - O rodízio de pneus evita o desgaste irregular, fazendo com que o desgaste aconteça de maneira mais uniforme, prolongando assim a vida útil do produto. Anterior 2. Petróleo e Solvente - Outra dica importante é manter os pneus distantes dos derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas, reduzindo a vida útil. 3. Calibragem - É importante calibrar os pneus dos veículos a cada trinta dias para evitar um desgaste irregular. Quando há excesso de pressão, o desgaste fica mais acentuado do centro da banda de rodagem e pode causar danos à suspensão do veículo. Já na falta de pressão, o pneu tende a se apoiar nas laterais da rodagem causando um desgaste prematuro e, consequentemente, afetando a estrutura do pneu. 4. Alinhamento e balanceamento - Alinhamento, necessário quando o veículo puxa para o lado direito ou esquerdo, sofre impactos ou substituição dos componentes da suspensão, desgastes irregulares ou a cada revisão. Não menos importante, o balanceamento também faz parte da lista de cuidados que o pneu exige. Além do desconforto ao dirigir, a falta de balanceamento – identificada quando o volante vibra – causa perda de estabilidade, da tração e desgastes nos pneus.

Fonte: www.ocarreteiro.com.br