10 dicas para uma condução econômica

07/06/2017

Sempre é bom ficar atento quando o assunto é economia, principalmente na atual crise econômica que passa o Brasil. Sendo assim, aqui vai algumas dicas ao transportador, a fim de ajudá-lo a evitar custos extras com a manutenção do caminhão. 1) Antes da saída do veículo realize o check list diário; 2) Pise no acelerador bem de leve (pé de pena), pois os novos veículos possuem alto torque em baixa rotação e um acelerador ultrassensível. Com este procedimento você evita desgaste na embreagem e arraste de pneus na saída; 3) Dirija com previsibilidade e utilize freios auxiliares para realizar a parada do veículo. Evite frenagens bruscas; 4) Sempre que você chegar de uma viagem longa, aguarde uns 20 segundos para desligar o motor; 5) Evite conduzir o veículo com a mão sobre a alavanca de câmbio, por segurança, as duas mãos devem estar no volante na posição (10 e 10). Além disso, poderá estar forçando o trambulador; 6) Não há necessidade de trocar marcha por marcha, tanto para subir quanto para descer. Você pode e deve pular as marchas de acordo com a velocidade do veículo e giro do motor. Lembre-se de manter mais tempo possível no primeiro 1/3 da faixa verde; 7) O piloto automático pode ser utilizado nas retas. Isso evita que o motorista acelere desnecessariamente e precise ficar estabilizando a velocidade a todo momento. Como o piloto automático executa um comando, as vezes pode vir a consumir mais que um motorista experiente, fique atento ao giro do motor (1/3 da faixa verde); 8) Evite oscilações de velocidade. A cada retomada de velocidade, se consome combustível desnecessariamente. Lembrar da inercia; 9) Quando estiver iniciando um aclive, acelere até a parte superior da faixa verde e embale o veículo para subir. Assim estará potencializando a inércia do veículo a seu favor; 10) No final do aclive, quando perceber que o veículo já está livre (o giro começando a subir), alivie o pé do acelerador e deixe a inércia (energia cinética) termine a subida. *Todas as dicas são extraídas do livro Consumo de Combustível Uma questão de atitude, de Luiz A. Pigozzo

Fonte: www.ocarreteiro.com.br