Saúde na boleia: proteja-se contra a febre amarela

23/06/2017

Com certeza o amigo estradeiro já deve ter escutado em conversas ou através de noticiários sobre o surto de febre amarela que ocorre nos últimos meses no país, o que é preocupante, ainda mais pra quem vive viajando e cruzando diversos estados. Mas, o que é exatamente a febre amarela e o que fazer para se prevenir? Febre Amarela – Doença e sintomas A febre amarela é causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos. Os sintomas envolvem febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, fadiga, fraqueza, dores nas costas e no corpo em geral. Nos casos mais graves, a pele e os olhos podem ficar com uma cor amarelada, além de hemorragias e falência dos órgãos, podendo até mesmo levar à morte. Se você identificar um destes sintomas, procure o médico imediatamente. Vacine-se e se proteja Sendo a única forma de proteção, a vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente nos postos de saúde da rede pública de todas as cidades do Brasil. Caso já tenha tomado a vacina no passado, o Ministério da Saúde recomenda que se tome mais uma dose para garantir a imunização, eliminando qualquer chance de ser infectado. Importante também é saber se o local em que você visitar trata-se de uma área de contaminação. Para tanto, o Ministério da Saúde disponibilizou em seu site a lista de cidades/áreas consideradas de risco: www.portalsaude.saude.gov.br.

Fonte: www.volvonaestrada.com.br