Para conter gastos, PRF suspende serviços de escolta de cargas excedentes

07/07/2017

A Polícia Rodoviária Federal divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 5, uma nota oficial informando sobre a suspensão de serviços devido a nova realidade orçamentária da instituição. A nota diz que as medidas tomadas visam impactar o mínimo possível a atividade do orgão. Entre as principais medidas, o fim do acompanhamento de cargas perigosas e horários determinados no atendimento nos postos rodoviários nas principais rodovias do país. Confira a nota na íntegra: “Informamos que, em função de contingenciamento orçamentário imposto pelo Decreto 9.018/17, de 30 de março de 2017, que dispõe sobre programação orçamentária e financeira do Poder Executivo Federal para 2017, a Polícia Rodoviária Federal adotará medidas para adequação à nova realidade orçamentária. Frente ao caráter temporário do contingenciamento, as medidas adotadas foram selecionadas de maneira que impactem o mínimo possivel a atividade finalística do órgão e que possam ter reversão sem prejuízos à administração quando da recomposição orçamentária. Com limites para aquisição de combustível, manutenção e diárias, as seguintes medidas serão adotadas: Suspensão a partir do dia 06 de julho dos serviços de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais; Suspensão imediata das atividades aéreas (policiamento e resgate aéreo) desempenhadas pela instituição; Redução dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento; Desativação de unidades operacionais. Buscaremos diminuir o prejuízo no atendimento de ocorrências emergenciais, priorizando atendimento de acidentes com vítimas, auxílios que sejam de competência exclusiva da PRF e enfrentamento a ilícitos. A desativação de unidades operacionais se dará conforme planejamento e adequação regional, com o policiamento das áreas das unidades desativadas sendo assumido por outras unidades operacionais, de acordo com critérios da gestão regional. O horário de funcionamento das unidades administrativas também será alterado, com priorização de atendimento ao público no período compreendido entre 09 e 13h. As superintendências regionais da PRF divulgarão novos horários de funcionamento e atendimento. Esclarecemos que a Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com Ministério da Justiça e Segurança Pública, já está em tratativas com Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para uma célere recomposição do orçamento e consequente reestabelecimento dos serviços e normalização da atuação da instituição.” A nota é assinada pela Assessoria de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: www.guiadotrc.com.br