Falta de ronda da PRF deixa caminho livre para infrator na Rodovia Fernão Dias

10/07/2017

A falta de verba para garantir o patrulhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) já provoca impactos nas estradas. Parte da principal saída da capital mineira para o litoral capixaba, pela BR-381, está desguarnecida. Agentes que atuam no posto de Sabará, na Grande BH, não fizeram rondas nos cerca de 100 quilômetros entre BH e João Monlevade. O trecho é conhecido como Rodovia da Morte devido ao elevado índice de acidentes. Sem a ação da PRF, os agentes temem que a criminalidade – principalmente o roubo de cargas – aumentem no Estado. Normalmente, seis servidores da unidade da região metropolitana se dividem em três equipes. Duas trafegam ao longo da estrada, identificando possíveis irregularidades, e uma permanece na base para fiscalização. Ontem, no entanto, os seis agentes atuavam somente no posto, com as viaturas estacionadas. Nas bases de Betim e Nova Lima, também na Grande BH, as equipes permaneciam nas unidades pela manhã, horário em que a reportagem do Hoje em Dia esteve no local. Segundo os agentes, o patrulhamento é uma das principais atividades para combater o crime e garantir a segurança nas estradas. Durante a ronda nos cerca de 100 quilômetros no entorno dos postos, os policiais de plantão verificam condutas irregulares e atividades suspeitas de motoristas. “A presença da viatura nas rodovias é preventiva, porque a simples possibilidade de encontrar um carro da PRF já causa medo no delinquente”, explicou um policial, que não quis se identificar. “Com a ronda, nós ganhamos visibilidade e coibimos a ação de ladrões e assaltantes, mas sem combustível, a viatura não roda”, acrescentou o servidor. Só emergências A ordem expedida pela instância nacional da PRF é que seja priorizado o atendimento emergencial a acidentes com vítimas e flagrantes. Nos três postos visitados ontem, os agentes reforçaram que as atuais condições de trabalho são boas, mas que o número de policiais ainda é pequeno. “Se nós tivéssemos um efetivo maior, conseguiríamos ir mais longe dos postos e intensificar a fiscalização, mas com essa medida de redução de gastos, acredito que fica mais difícil ainda garantir a segurança nas estradas”, afirmou outro agente. Segundo a assessoria de comunicação nacional da corporação, a redução de viaturas em trânsito já está acontecendo em todo o país. No entanto, o órgão afirma que está “em tratativas com Ministério do Planejamento para recomposição orçamentária e reversão do quadro”. Conforme já informou o Ministério da Integração, o Ministério da Justiça reduziu em 44% o valor previsto para a PRF neste ano. “Todos os ministérios estão passando por um processo de contenção na execução dos gastos dada a limitação orçamentária”, explicou a pasta, em nota.

Fonte: www.hojeemdia.com.br