Veja 12 dicas de segurança para o caminhoneiro

09/08/2017

1 – Tente sempre planejar a viagem Procure não trafegar por vias desconhecidas. Se souber algum caminho a percorrer para chegar ao seu destino, dê preferência a este caminho e evite surpresas. 2 – Confira as condições da sua máquina Não adianta dirigir com todo o cuidado do mundo se o caminhão não estiver em perfeitas condições. Não atrase a manutenção do seu companheiro de trabalho. 3 – Esteja disposto e saudável para dirigir Essa pode ser uma das exigências mais difíceis, mas “caminhoneiro morto não recebe salário”. Conheça seus limites, durma o quanto for possível e respeite sua saúde. 4 – Evite transitar à noite em locais desconhecidos Se puder planejar sua viagem e tiver que trafegar por uma via desconhecida, tente dirigir por ela embaixo da luz do sol. Ao anoitecer, prefira rotas conhecidas. 5 – Se necessário, chame as autoridades competentes Ao ver um acidente na estrada ou obstáculo, entre em contato com o SAMU (192) ou com a Polícia Rodoviária Federal (191). Infelizmente, ladrões simulam situações para enganar motoristas prestativos. 6 – Respeite os limites de velocidade Essa é a regra número um para qualquer tipo de motorista: quem dirige em velocidade adequada tem menos chances de sofrer um acidente. Não se esqueça disso. 7 – Use sempre o cinto de segurança Opa! Seria essa a regra número um dos motoristas? O cinto de segurança é o equipamento que vai manter o caminhoneiro a salvo caso algum acidente aconteça. 8 – Procure dirigir com as janelas fechadas Todo mundo gosta de um bom vento no rosto enquanto dirige sob o sol em uma estrada lisinha, né? Mas tome cuidado. Evite se expor demais, principalmente de noite. 9 – Não pare na estrada devido a danos leves no veículo É aconselhável que o caminhoneiro siga em frente, mesmo com um pneu furado ou algum dano menor no veículo, até que possa chegar a um local mais seguro e parar. 10 – Não pare em lugares desertos ou sem iluminação Sabe aquela paisagem maravilhosa que você viu no caminho e que ninguém encosta para observar, porque a rota é deserta e perigosa? Não pare também e guarde a imagem na memória. 11- Não pare o caminhão e fique dentro dele Parar o caminhão em algum lugar inapropriado e não descer ainda é tão perigoso quanto parar e sair da máquina. Sua carga pode ser furtada. 12 – Em caso de assalto, evite reagir Assim como em qualquer caso de assalto, a reação pode levar a consequências drásticas. A carga é valiosa, sim. O ladrão deveria ser punido, sim. Mas sua vida vale mais. Deixe as providências para os responsáveis. Se cuide!

Fonte: www.vidadecaminhoneiro.com.br