Tráfego de caminhões sobe 3,2% no Paraná

11/08/2017

O tráfego de caminhões em rodovias pedagiadas no Paraná reverteu, pela primeira vez no ano, a tendência de queda. Entre junho e julho o número de veículos pesados rodando subiu 3,2% – enquanto no primeiro semestre a queda havia ficado em -1%. Os números são do Índice ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) e foram divulgados ontem. O índice costuma acompanhar indicadores econômicos importantes e por isso é visto como um sinal de retomada da atividade. Em relação ao mesmo período de 2016, o índice ABCR total do Paraná cresceu 6,2%: o fluxo de veículos leves registrou aumento de 4,0%; já o fluxo de pesados teve aumento mais intenso, de 10,6%. A recente alta, no entanto, ainda não reverteu a queda acumulada no tráfego de caminhões. Nos últimos 12 meses o fluxo de pesados ainda apresenta variação negativa de 2,5%. Já o fluxo total de veículos teve pequena alta, de 0,1% Brasil A crise econômica fez com que o índice ABCR caísse durante dois anos consecutivos no país. As quedas foram de -1,8% e -3,6% em 2015 e 2016, respectivamente.

Fonte: www.paranaportal.uol.com.br