Dicas preciosas para caminhoneiros novatos

21/08/2017

Caminhoneiros veteranos dão dicas preciosas para caminheiros novatos e você confere aqui quais são elas. Ser paciente e ter tempo para descansar estão entre os principais fatores para ter sucesso na profissão de caminhoneiro. Além de aprender a manejar o caminhão, o caminhoneiro novato também precisa seguir dicas valiosas para manter a sua segurança enquanto estiver na estrada. Afinal, quem disse que ser caminhoneiro é uma profissão fácil? Estar na estrada quase o tempo todo é correr muitos riscos. Mas, colocando algumas dicas em prática, os novatos podem evitar grandes apuros e fazer um trajeto mais seguro pelas rodovias. Como trafegar tranquilo nas rodovias Os caminhões modernos contam com muitas tecnologias e é muito importante que os caminhoneiros façam uma reciclagem para estar por dentro de todas as modernidades instaladas nos veículos. Fazer cursos de direção defensiva e atendimento aos clientes é fundamental para esse profissional também. Uma questão essencial é a segurança, que precisa ser levada muito a sério para quem vive nas estradas brasileiras. Além de acidentes, há também os riscos de roubo de cargas, que já não é uma coisa incomum de ocorrer, infelizmente. Mas isso pode ser evitado com simples atitudes, por exemplo, não passar informações sobre seu carregamento e itinerário para qualquer pessoa. Além disso, ter um tempo suficiente dedicado ao descanso é essencial, assim como também investir em boa alimentação. Se o caminheiro costuma cozinhar no próprio caminhão, a dica é sempre fazer a mais para sobrar e assim, não ter que “perder” tempo e correr riscos ao parar para cozinhar, novamente. Segurança nas estradas é fundamental Mesmo que você seja cauteloso, se não descansar não estará dirigindo com segurança. Saiba que a lei do descanso está em vigor e, mesmo que os prazos sejam curtos e apertados, você deve aproveitar o intervalo entre quatro horas dirigindo para se alongar e relaxar. Anote outras dicas essenciais: Planeje o percurso Faça um planejamento das estradas a percorrer e não saia do seu caminho para pegar “atalhos”. Trafegar por rodovias desconhecidas pode ser muito perigoso e resultar em surpresas indesejáveis. – Manutenção do veículo Não acredite que tudo está bem, antes de fazer um check-up no veículo. Jamais saia com o caminhão se ele não estiver em perfeitas condições. – Dirija dentro do seu limite Jamais faça o impossível para cumprir prazos, ou seja, ficar acordado, sem se alimentar e fazendo uso de “remédios” para não dormir. Lembre-se que “morto”, você não vai receber salário algum. – Rotas desconhecidas só durante o dia É preciso trafegar por rotas desconhecidas? Não dirija a noite por esses lugares. – Não pare Já é de conhecimento de todos que os ladrões enganam os motoristas simulando acidentes ou colocando obstáculos. Então, se você ver um acidente, entre em contato com as autoridades competentes. – Limites de velocidade existem para serem respeitados Você já deve ter ouvido que a pressa é inimiga da perfeição e que “devagar é sempre”, não é mesmo? – Não reaja a assaltos A sua vida vale mais, não acha? Saiba que os responsáveis irão cuidar da carga roubada e morto, você não pode ajudar em nada. Além disso, muitas empresas já contam com rastreador com seguro para caminhão. Então, não se preocupe com nada além de você, nessas horas. – Outras dicas úteis: Tente dirigir sempre com as janelas fechadas; Sempre use cinto de segurança; Parou? Saia do caminhão; O veículo sofreu danos leves? Não pare! Jamais pare em locais sem iluminação e deserto.

Fonte: www.blogdocaminhoneiro.com