Filtro de cabine exige atenção no inverno

25/08/2017

Com a aproximação do inverno, é necessário que os caminhoneiros fiquem em alerta quanto à verificação do filtro de cabine a cada 10 mil km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Ou ainda, em casos de uso considerado severo do veículo, como em estradas de terra, grandes centros ou locais litorâneos com maresia ou muito frios, onde a incidência de umidade também é maior, recomenda-se a verificação a cada três meses. Durante o inverno, o sistema de ventilação do veículo (que utiliza a mesma tubulação do ar condicionado) costuma ser muito usado, seja pelo ar quente ou pela circulação de ar interno/externo em dias de chuva ou muito frio, quando não se costuma abrir os vidros do veículo e muitas pessoas não se dão conta que mesmo não sendo diretamente utilizado, o filtro de cabine faz parte do sistema. Para saber como está a condição do filtro de cabine, verifique: A localização dele no manual do veículo, pois varia de acordo com cada modelo e montadora. Um filtro em boas condições de uso, possui cor clara ou branca. Se está cinza escuro ou com manchas, está na hora de trocar. Aconselha-se também a higienização do sistema ar-condicionado, disponíveis no mercado, como o granada, ozônio ou nebulizador para ar-condicionado.

Fonte: www.ocarreteiro.com.br