Como é o cálculo da carga sobre cada eixo de um caminhão

13/09/2017

Todos os tipos de trabalho de transporte feitos por caminhões exigem que seu chassi seja complementado com alguma forma de carroceria. Os cálculos de carga do eixo servem para otimizar o local do chassi e carroceria. É importante que o veículo seja capaz de transportar o máximo de carga útil sem exceder o peso máximo permitido por eixo, levando em conta os requisitos legais e as limitações técnicas. Para otimizar a carga, são necessárias informações sobre pesos e medidas do chassi. • A diferença entre as cargas das rodas do lado direito e das rodas do lado esquerdo de um eixo não deve ultrapassar 3% da carga total do eixo. Uma carga irregular vai fazer o veículo inclinar para um lado. • Para garantir uma boa pilotagem, pelo menos 20% do peso do veículo deve ficar sobre os eixos direcionados. No entanto, as regulamentações locais podem especificar uma distribuição diferente.

Fonte: www.guiadotrc.com.br