Veja 5 conhecimentos fundamentais para dirigir com mais segurança

20/09/2017

Dirigir com segurança requer responsabilidade e conhecimento técnico sobre o veículo, a legislação, as vias e o funcionamento do trânsito. E mesmo motoristas profissionais ou com mais tempo de habilitação ainda têm o que aprender para conduzir de forma cada vez mais precisa e segura. Veja 5 aspectos que qualquer condutor deve conhecer: 1 – Condições da via Por vezes, as condições da via urbana ou da rodovia colocam em risco quem está trafegando. Por isso, é importante conhecer as características da infraestrutura e da sinalização viária, para saber reconhecer quando há problemas e que condutas adotar diante de cada situação. 2 – Acidentes são evitáveis; é preciso saber como agir Para saber evitar acidentes é necessário conhecer condições adversas que elevam a chance dessas ocorrências e quais os comportamentos que devem ser adotados quando o motorista se depara com elas. Condições adversas envolvem, por exemplo, questões climáticas, de luminosidade e também o comportamento dos outros no trânsito. 3 – Pontos críticos: quais os tipos e como dirigir nessas situações Pontos críticos são aqueles locais em que, devido às deficiências de projeto viário ou, ainda, às características operacionais das vias, ocorre uma concentração de acidentes. Quando o motorista sabe identificá-los, pode tornar-se capaz de agir preventivamente para evitar acidentes de trânsito. 4 – Técnicas de direção defensiva Ao aplicar os conceitos e atitudes da direção defensiva, é possível conduzir preservando a vida, a saúde e o meio ambiente, e prevendo situações de risco que podem causar acidentes envolvendo o seu veículo, o de outros, e os demais usuários da via. 5 – Comportamentos e condutas de risco É importante reconhecer e identificar comportamentos e condutas que elevam a chance de envolvimento em acidentes de trânsito. Alguns exemplos já são bem conhecidos, como o perigo de beber e dirigir. Entretanto, nem sempre os motoristas estão atentos para outros fatores que podem ser uma ameaça à segurança deles e dos outros, como o estado emocional e de saúde.

Fonte: www.sestsenat.org.br