Confira atitudes ao volante que geram multas e comprometem a segurança

22/09/2017

A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares aproveitou a Semana Nacional do Trânsito para reforçar algumas atitudes no trânsito que, além de comprometer a segurança dos usuários, são enquadradas como infrações de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 1) Olhar para trás enquanto dirige, comer, ler, fumar, dirigir em ziguezague ou tentar apanhar algum objeto no chão: São infrações que além de comprometer a segurança estão enquadradas no artigo 169 do CTB. O condutor perde três pontos e é obrigado a pagar multa de R$ 88,38. 2) Arremessar objetos do veículo (artigo 172), dirigir somente com uma das mãos, exceto quando for mudar a marcha do veículo, dirigir com calçados que não se firmem nos pés, ou levar animais soltos: infrações de natureza média, previstas no artigo 252, com perda de quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16. 3) Deixar de acionar o para-brisa durante a chuva ou dirigir com o equipamento em más condições: infração de natureza grave, conforme prevê o artigo 230, com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23. 4) Celular no volante: De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), as multas por uso de telefone móvel ao volante tiveram um salto de 43% em cinco anos. Em 2010, foram autuados 80.112 motoristas, ante 114.894, em 2016. O condutor que tem essa prática pode ser enquadrado no CTB. A infração, de natureza média, prevista no artigo 252, passou a ser gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de motorista.

Fonte: www.ocarreteiro.com.br