Lista de equipamentos obrigatórios em caminhões

20/10/2017

Se você é caminhoneiro, é fundamental que tanto os documentos de porte obrigatório, como os equipamentos obrigatórios estejam em dia. Nas fiscalizações da PRF que ocorre nas rodovias federais, é preciso que o condutor do caminhão tenha em mãos seus documentos de porte obrigatório, ou seja, a CNH e o CRLV. Também é preciso possuir a nota fiscal dos produtos que está carregando e no caso de transporte de carga perigosa, é preciso que os documentos e equipamentos de segurança estejam todos em dia. Sem contar que o condutor precisa ter o curso de movimentação operacional desses produtos, o MOPP, que é a habilitação para esse tipo de carregamento. Por que devo me atentar aos equipamentos obrigatórios Ao passar pela fiscalização, será necessário ter os equipamentos obrigatórios para caminhões, conforme exigido pela legislação. Entre eles, o tacógrafo que precisa estar homologado pelo INMETRO e o disco com todas as informações preenchidas, como a placa do caminhão, nome do motorista e o dia em que o disco foi colocado. Os para choques e dimensões do caminhão também são itens que precisam estar regulamentados. Os pneus precisam estar em bom estado de preservação de suas características para não influenciar possíveis acidentes. Tudo isso é verificado na fiscalização. E não se esqueça de que a capacidade limite de passageiros precisa ser respeitada, onde todos os ocupantes devem estar usando cinto de segurança. Lista com equipamentos obrigatórios para caminhões Anote a lista com equipamentos obrigatórios para caminhões: Protetores: Tapa sol Limpador de para-brisa Triângulo de segurança Protetores das rodas traseiras Dispositivo para controlar o ruído do motor Para-choques traseiro e dianteiro Cinto de segurança Trava lock para container Protetor do cardans Extintor de incêndio Trava antifurto fabricadas a partir de 2009 Sinalizadores: Lanternas: posição dianteiras na cor branca ou amarela, posição traseira na cor vermelha, marcha ré na cor branca e de freio na cor vermelha Faróis principais dianteiros (branco ou amarelo) Buzina Retrorrefletores na cor vermelha Lanternas indicadoras de direção: traseiras na cor vermelha ou âmbar e dianteiras na cor âmbar Lanterna de iluminação da placa traseira na cor branca Dispositivo de sinalização luminosa, independente do sistema de iluminação presente no veículo Performance, mecânica e elétrica: Lanternas laterais e delimitadoras conforme as dimensões do caminhão Tacógrafo Chave de roda Velocímetro Macaco adequado ao peso do veículo com carga Chave de fenda Freios de serviço e estacionamento com comandos independentes Pneus dentro das exigências Agora você já conhece a lista de equipamentos obrigatórios em caminhões. Não deixe de verificar se está tudo certo no seu veículo e evite multas e dores de cabeça. Embora não seja um item obrigatório, se o caminhão é seu, considere incluir uma proteção ao seu veículo. Conte com um rastreador para caminhão e fique mais tranquilo durante o seu trajeto.

Fonte: www.blogdocaminhoneiro.com