Como evitar o roubo de carga?

27/10/2017

O roubo de carga continua entre os assuntos mais comentados entre os motoristas de caminhão. A insegurança na estrada é cada vez maior, e é frequente depoimentos de carreteiros que ficaram nas mãos de criminosos e tiveram suas cargas furtadas. Para o Cel. Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC&Logística a falta de uma legislação mais específica para punir receptadores é um dos principais fatores que contribuem para altos índices de roubos de cargas registrados anualmente no Brasil. “Na maioria dos casos o criminoso não é pego em flagrante o que reduz a pena de um a quatro anos de reclusão. Porém em maio de 2011 a Lei 12.403 modificou o código penal e todos os crimes com pena de até quatro anos são considerados de menor potencial e, portanto, o indivíduo apenas paga uma fiança e aguarda o julgamento em casa. A impunidade contribui para o aumento deste tipo de ocorrência na estrada”, ressalta o coronel. Em 2014, foram computadas 17.500 ocorrências, em 2015 esse número subiu para 19.250, o que provocou prejuízo de R$ 1.120 milhões. A região sudeste concentrou 85,76% das ocorrência, sendo São Paulo responsável por 44,11% e o Rio de Janeiro 37,54%. O coronel alerta os motoristas sobre a importância de seguirem a risca o plano de gerenciamento de risco adotado pela a empresa a qual está prestando serviço. “Alguns profissionais querem fazer a sua própria rota e parar em locais que conhecem e encontram os amigos. Mas, nem sempre esta atitude é segura e pode facilitar a abordagem de criminosos. O ideal é seguir o plano da empresa que, geralmente, realiza o monitoramento e toma as dividas providências no caso de algum imprevisto”, destaca. Confira alguns procedimentos seguros a serem adotados antes de iniciar a viagem: Verificar a manutenção do veículo Verificar com a empresa o local de entrega da carga para que possa estabelecer uma rota e locais seguros de parada Evitar viajar durante a noite Durante a viagem: Parar apenas em lugares confiáveis Evitar parar ao longo da rodovia para “bater pneu” Não dar carona Enquanto estiver estacionado evitar conversas sobre o produto que está carregando e a rota que pretende seguir Caso haja a necessidade de pernoitar, travar o veículo e dormir fora do caminhão Evitar os chapas na rodovia, eles são muito perigosos e podem estar a serviço de alguma quadrilha Viajar sempre com o tanque cheio No caso de alguém sinalizar problemas em seu caminhão, não pare. Siga até o próximo local seguro para verificar a informação

Fonte: www.ocarreteiro.com.br