Principais problemas nos transportes de cargas

15/11/2017

No Brasil o transporte de mercadorias é realizado, em sua maioria, por caminhões. Embora necessário por gerar renda, os caminhoneiros ainda enfrentam grandes problemas nos transportes de cargas e isso afeta o consumidor final. Para a logística e distribuição de mercadorias é necessário o transporte de cargas pesadas pelos caminhões. Através deles, as pequenas, médias e grandes empresas conseguem suprir as necessidades nos quatros cantos do país, movimentando assim a economia nacional. Embora responsável por 60% dos transportes de cargas, os caminhoneiros enfrentam muitos problemas, principalmente por ser preciso atravessar o país. Isso acontece pela falta de segurança nas rodovias, bem como também pela má conservação das estradas. Somente em São Paulo, até setembro de 2017, o país registrou um aumento de 10% em roubo de carga. O Governo alega não ter como derrubar o índice e o que as empresas e caminhoneiros podem fazer a respeito? Continuam a correr riscos nas estradas, tendo como a única solução para amenizar os prejuízos financeiros, contar com dispositivos de segurança e outras proteções, como é o caso do seguro de cargas e rastreadores. Logística de transporte de cargas Ao transportes os produtos, os fabricantes precisam se atentar a diversos fatores para não sair no prejuízo, bem como também fazer com que os produtos cheguem ao seu destino em perfeitas condições. Para isso, é preciso considerar desde a embalagem, regras do meio ambiente, distância a ser percorrida como também a segurança, tanto da carga como também do veículo e o caminhoneiro. E para que os produtos cheguem ao consumidor final de forma rápida e sem perder a qualidade, é necessária a união entre os produtores, distribuidores e varejistas, ou seja, uma logística integrada. Embora em fase inicial ainda no Brasil, é um processo que está sendo bastante adotado pelo mundo. A grande vantagem da logística integrada é evitar desperdícios e por facilitar a gestão. Principais problemas encontrados nos transportes de mercadorias Quando falamos em transporte de carga, o que vem à nossa mente são as condições das estradas e os riscos enfrentados pelos caminhoneiros. O nosso país é falho em infraestrutura no processo logístico, principalmente pelo fato de que a maior parte das estradas brasileiras não está devidamente pavimentada, colocando os caminhoneiros em risco de acidentes. Temos apenas 250 mil quilômetros de estradas asfaltadas e isso é um problema que afeta a todos, desde as empresas até o consumidor final, que acaba pagando pelas más condições. Entre os principais problemas enfrentados pelas empresas de transporte de cargas, listamos: • Dificuldade em cumprir prazos • Avaria nos produtos • Falta de informações sobre procedimentos para o deslocamento dos produtos • Mau atendimento pelos prestadores de serviço • Contratempos relacionados a emissão de documentos fiscais eletrônicos, bem como certificados digitais Os principais problemas de logística no Brasil são: • Roubo de cargas • Carga tributária elevada • Uso inadequado da tecnologia especializada (falta de treinamento e/ou uso de veículos velhos) • Péssimas condições nas estradas • Motoristas despreparados • Má qualidade da frota • Jornada de trabalho exaustiva • Descumprimento das obrigações legais

Fonte: www.blogdocaminhoneiro.com