3 cuidados para reduzir as emissões de veículos pesados

04/12/2017

Os veículos diesel precisam de cuidados e atenções em seus componentes para garantir que não ultrapassem os limites de emissões permitidos pela lei. De acordo com a Umicore alguns cuidados simples por parte dos motoristas podem ajudar a evitar a poluição em excesso e manter os caminhões com motores Euro V em correto funcionamento. Confira as dicas: 1 - Respeitar cronograma de manutenção: Seguir o cronograma de manutenções das fabricantes e abastecer com diesel S-10 de boa procedência são bons exemplos disso, assim como a utilização do Arla 32, quando especificado. “O componente responsável por transformar os gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas é o catalisador. A vida útil dessa peça pode variar de, em média, 160 mil quilômetros em caminhões pequenos e médios, até 500 mil quilômetros em modelos extrapesados, porém, para garantir esse período de funcionamento é preciso realizar as revisões dos caminhões de forma correta”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore. 2 - Inspeção dos sistemas de injeção: Inspecionar periodicamente os sistemas eletrônicos de injeção – tanto de combustível como o de Arla 32 – a turbina e os sensores eletrônicos. “Os catalisadores em si não precisam de revisão, mas é preciso ficar atento aos itens que podem abreviar a vida desse componente”, alerta Zoca que complementa. “O consumo de óleo lubrificante em excesso, por exemplo, assim como o de combustível fora do padrão, também podem deteriorar o catalisador”. Quando funcionando de forma adequada, os catalisadores para motores diesel são capazes de converter até 90% de gases tóxicos nocivos à saúde em substâncias inofensivas. 3 - Atenção ao painel: Outra recomendação importante é ficar atento à luz do sistema OBD, de diagnóstico a bordo, localizada no painel do veículo, pois ela pode indicar alguma anomalia no sistema de controle de emissões.

Fonte: www.ocarreteiro.com.br