Polícia Rodoviária Federal realiza 76ª edição da Operação Serra Segura, no Paraná

16/03/2018

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na tarde desta quinta-feira (15) a 76ª edição da Operação Serra Segura na região de Curitiba. A operação, que fiscaliza as condições mecânicas dos caminhões, foi realizada a partir das 14 horas, no quilômetro 59 da BR-277, em São José dos Pinhais, na Unidade Operacional da PRF, logo após a praça de pedágio. Lançada em dezembro de 2014 e promovida em parceria com as concessionárias de rodovias, a Operação Serra Segura da PRF já fiscalizou 4.788 caminhões. Desse total, 1.240 veículos apresentaram ao menos uma irregularidade que motivou a retenção de documentos. O número equivale a 25,9% do total de caminhões abordados. Pneus em mau estado de conservação, problemas no sistema de freios, irregularidades relacionadas ao tacógrafo e suspensão alterada estão entre as principais causas dos 2.317 autos de infração emitidos durante as edições Serra Segura. Durante as ações de fiscalização, os policiais rodoviários federais têm o apoio técnico de mecânicos contratados pelas concessionárias. Os caminhões com problemas têm os seus documentos retidos até que os motoristas ou proprietários providenciem a regularização. Os motoristas abordados também são submetidos ao exame do bafômetro. Eles assistem ainda a palestras e vídeos de educação para o trânsito. Alguns desses vídeos são tombamentos de veículos de carga ocorridos justamente em trechos de serra Trechos sinuosos e em declive Na região da capital paranaense, a maioria das operações acontece nas BRs 376 e 277. No caso da BR-376, o trecho da rodovia na Serra do Mar tem 19 quilômetros de extensão. A redução de altitude ao longo desse trecho é de aproximadamente 710 metros. Na BR-277, o desnível é de 819 metros em um trecho de Serra do Mar de cerca de 17 quilômetros. Operação Serra Segura – Histórico - 75 operações realizadas pela PRF desde dezembro de 2014 apenas na região de Curitiba; - 4.788 caminhões fiscalizados; - 1.240 veículos com pelo menos uma irregularidade que motivou a retenção de documentos (25,9% do total); - 2.317 multas aplicadas.

Fonte: www.noticias.r7.com