Maio Amarelo: SP promove ações de conscientização no trânsito

02/05/2018

Este mês é celebrado o Maio Amarelo, movimento mundial que nasceu para alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O período é marcado por ações do poder público, instituições privadas e sociedade civil, trazendo à tona discussões sobre a segurança viária. Em maio também acontece a Semana Mundial de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). O Governo de São Paulo participa da iniciativa por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), que foi criado com o objetivo de reduzir pela metade os óbitos nas estradas e rodovias do Estado até 2020. Neste mês, serão realizadas 1.200 ações apoiadas pelo Estado para a redução das mortes no trânsito. O MPST se deu a partir da “Década de Ação pela Segurança no Trânsito -2011 a 2020” estabelecida pela ONU e conta com ações conjuntas de um comitê gestor formado pelas secretarias de Governo, Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Além das equipes do governo, o Movimento conta com parceria de empresas privadas que auxiliam nas ações para a redução de vítimas nos acidentes de trânsito. O fator humano é o principal causador de acidentes fatais no Estado de São Paulo. Dados do Infosiga SP, sistema do Governo de São Paulo que registra ocorrências fatais de trânsito em todo o Estado, mostram que 94% das mortes são causadas por comportamentos de risco, como excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, uso de celular e bebida ao volante e travessia em locais proibidos. A comparação com a taxa de homicídios é um indicativo que mostra a gravidade do problema. Segundo levantamentos do Infocrim e do Infosiga SP, o trânsito hoje mata quase tanto quanto os homicídios em São Paulo. Enquanto a taxa de assassinatos é de 8 por 100 mil habitantes, o índice de acidentes é de 7,23 a cada 100 mil. Ações do Maio Amarelo O Comando de Policiamento Rodoviário lançará a Operação “Maio Amarelo – Atenção pela Vida” com 682 Operações de Fiscalização e 155 campanhas ou programas educativos ao longo dos mais de 22 mil quilômetros das rodovias estaduais. As escolas da rede estadual também contarão com ações de conscientização para crianças e adolescentes. A maioria delas nos municípios conveniados ao Movimento Paulista, que concentram 78% da população e 69% das fatalidades no Estado. Acidentes em vias municipais geram a maior parte dos óbitos. Outra frente é a abordagem a usuários de rodovias. Cerca de 300 ações voltadas para motoristas, motociclistas, caminhoneiros e ciclistas serão desenvolvidas pelo DER, Artesp e concessionárias. O Rodovírtua, sistema de realidade virtual que mostra os perigos de dirigir alcoolizado e utilizando o celular, circulará pelo Estado todos os dias durante o mês de maio.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br