Mais de 600 assaltos a carga foram registrados em Minas Gerais no ano passado, diz governo do estado

11/05/2018

Em 2017, 604 assaltos a carga foram cometidos nas estradas de Minas Gerais, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Uma reunião integrada com representantes das forças de segurança, da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) e da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) foi realizada nesta quinta-feira (10) para discutir medidas de combate a este tipo de crime. Segundo o caminhoneiro Antônio Pacífico, a insegurança persiste por todo o percurso. “Segurança nós não temos. Nem Polícia Rodoviária a gente vê na estrada. Corremos risco para todo lado”, disse ele. De acordo com a Fetcemg, o prejuízo foi de R$230 milhões em 2017 se comparado com o mesmo período do ano anterior. Minas Gerais arca com até 20% dos prejuízos do país envolvendo transporte de carga. Segundo as transportadoras, 10% do faturamento do setor são gastos com equipamentos de segurança. Um dos pontos mais visados pelos bandidos é o trecho da BR-040 entre Contagem e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o major da Polícia Militar Rodoviária, Geraldo dos Reis Cardoso, o objetivo é aumentar a fiscalização. “A estratégia é intensificar as atividades de fiscalização preventiva e ir para dentro das empresas ministrar sobre as medidas auto protetivas e direcionamento desse motorista para que ele também seja um colaborador nosso”, explica.

Fonte: www.g1.globo.com