Prejuízo com roubo de cargas chega a R$ 1,570 bilhões

16/05/2018

Com 25.970 casos registrados de roubo de carga em 2017, o Brasil teve um prejuízo de R$ 1,570 bilhões. Pelo menos é o que diz a Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (NTC&Logística). Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, juntos, somam 81,56% das ocorrências. Na terceira posição em números de ocorrência aparece o Nordeste (5,83%), seguido pelo Sul (5,55%), Centro-Oeste (2,46%) e Norte (0,63%). De acordo com Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC, as cargas mais visadas são produtos alimentícios, cigarros, combustíveis, eletrônicos, produtos farmacêuticos, bebidas, têxteis e confecções, autopeças e produtos químicos. Confira algumas dicas do Cel. Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC&Logística, para evitar ser vítima do roubo de carga. Procedimentos seguros a serem adotados antes de iniciar a viagem: Verificar a manutenção do veículo Verificar com a empresa o local de entrega da carga para que possa estabelecer uma rota e locais seguros de parada Evitar viajar durante a noite Durante a viagem: Parar apenas em lugares confiáveis Evitar parar ao longo da rodovia para “bater pneu” Não dar carona Enquanto estiver estacionado evitar conversas sobre o produto que está carregando e a rota que pretende seguir Caso haja a necessidade de pernoitar, travar o veículo e dormir fora do caminhão Evitar os chapas na rodovia, eles são muito perigosos e podem estar a serviço de alguma quadrilha Viajar sempre com o tanque cheio No caso de alguém sinalizar problemas em seu caminhão, não pare. Siga até o próximo local seguro para verificar a informação

Fonte: www.guiadotrc.com.br