Produção cresce em junho após greve dos caminhoneiros

06/08/2018

As empresas retomaram sua capacidade produtiva em junho depois de forte queda registrada em maio, devido à greve dos caminhoneiros. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o indicador que mede a atividade industrial teve alta de 9,4% em junho, na comparação com maio, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, o índice teve queda de 10,4%. Mas os investimentos ainda revelam os efeitos da paralisação. No segundo trimestre, o indicador teve variação negativa de 0,9% sobre o trimestre anterior. O ano de 2017, no entanto, foi pior. O indicador de investimentos de junho deste ano é 5,9% maior que o do ano passado e, na comparação do segundo trimestre deste ano com o de 2017, houve aumento de 5,1%. Com isso, o crescimento no acumulado de 12 meses ficou em 2,9%. Ainda de acordo com o Ipea, o Consumo Aparente de Máquinas e Equipamentos também teve forte avanço em junho: 20%. O indicador de construção civil também recuperou boa parte das perdas ocorridas em maio, apresentando crescimento de 9,7% na série dessazonalizada. Ainda assim, o setor encerrou o segundo trimestre de 2018 com retração de 3,4% ante o trimestre anterior.

Fonte: www.radioagencianacional.ebc.com.br