Concessionária de ponte que desabou na Itália administra rodovias no Brasil

15/08/2018

O grupo italiano Atlantia, que tem a concessão da ponte Morandi, que desabou parcialmente nesta terça-feira em Gênova, também atua no Brasil, no Chile e na Espanha, e tem como acionista a tradicional família de industriais Benetton. No Brasil, o grupo integra, junto com o grupo Bertin, a joint venture AB Concessões S/A, que administra mais de 1.500 km de rodovias, sendo responsável pelas concessionárias Triângulo do Sol (100%), Rodovias das Colinas (100%) e Rodovias do Tiête (50%), em São Paulo, e a Nascentes das Gerais (100%), em Minas Gerais. Recentemente, o Atlantia se uniu ao grupo germano-espanhol Hochtief-ACS para adquirir por 18,2 bilhões de euros a concorrente espanhola Abertis, que se apresenta como a primeira concessionária de rodovias com pedágio no mundo, com mais 8.600 quilômetros em 15 países. Herdeiro do grupo público Autostrade SpA, privatizado em 1999, o Atlantia faz parte do grupo Benetton, a famosa família de industriais italianos, que possui 30% de seu capital, e se tornou, em março, o primeiro acionista do Getlink (ex-Eurotúnel), grupo que administra o túnel submarino que atravessa o Canal da Mancha, após comprar 15,49% de seu capital. A empresa também está presente no setor aéreo desde 2013 com os dois aeroportos de Roma, o de Fiumicino e o Ciampino, por onde passaram 47 milhões de passageiros em 2017.

Fonte: www.oglobo.globo.com