Caminhoneiros enfrentam dificuldades para cadastro no site da ANTT há 2 meses

12/09/2018

Caminhoneiros de Porto Ferreira (SP) estão com dificuldades para cadastrar os caminhões no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A situação se arrasta há dois meses e, sem registro, eles não podem trabalhar. A ANTT negou que ainda exista algum problema pra cadastrar o caminhão e informou que as consultas estão tendo resposta em menos de 2 segundos. Sem solução A rotina do caminhoneiro Ivan Luiz Benatti é a mesma há 11 dias. Ele vai até o Sindicato dos Caminhoneiros para dar entrada no registro exigido para quem trabalha com frete, mas todos os dias o sistema trava. “Infelizmente o sistema não estava abrindo”, afirmou. Ele transportou cana durante 10 anos e há dois meses resolveu para uma cooperativa de caminhoneiros. Investiu R$ 12 mil para adaptar o caminhão e comprar equipamentos. “As contas estão vencendo e preciso por elas em ordem”, disse. Registro O registro nacional dos transportadores rodoviários de cargas é uma exigência da ANTT para que o caminhoneiro possa trabalhar com frete remunerado. Sem essa documentação o motorista pode sofrer multa, perder pontos na carteira e ter o veículo apreendido. A empresa que tiver contratado o serviço também pode ser multada e o valor vai de R$ 5 mil a R$ 500 mil. O registro tem que ser renovado a cada 3 anos e, somente em Porto Ferreira, o sindicato fazia cerca de 80 cadastros e recadastros do registro nacional por mês. Mudanças Há 60 dias o sistema que realiza os cadastros no site da ANTT foi substituído e os problemas começaram.

Fonte: www.g1.globo.com