NovaDutra alerta sobre romeiros na pista

24/09/2018

Em Mogi das Cruzes e demais cidades da Região do Alto Tietê são vários os grupos de romeiros que todos os anos refazem, seja de carro, moto, bicicleta ou a pé, o trajeto até Aparecida, no Vale do Paraíba. Com o aumento do número de romarias a pé pelos acostamentos da Via Dutra em direção à Basílica Nacional, em razão da proximidade do feriado do Dia da Padroeira do Brasil, comemorado em 12 de outubro, a CCR NovaDutra realiza uma campanha de segurança e orientação aos fiéis e motoristas que trafegam pela estrada, recomendando, inclusive, a utilização da Rota da Luz SP, a partir de Mogi, considerada mais segura aos devotos. São 201 quilômetros, passando por Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté e Pindamonhangaba. (leia mais nesta página) A campanha da CCR NovaDutra tem como foco na segurança e reforço nas orientações e dicas de segurança aos peregrinos e usuários da rodovia. No ano passado, em função da comemoração do Jubileu de 300 anos da aparição da imagem da Padroeira, entre os dias 1º de setembro e 30 de outubro, 22.112 romeiros caminharam a pé pela rodovia, sendo 18.753 pessoas entre os dias 6 e 13 de outubro, número 117% maior que no mesmo período de 2016. A CCR NovaDutra não recomenda este tipo de manifestação de fé, em função do risco que representa para os peregrinos que utilizam o acostamento para caminhar. Dados da concessionária revelam que, entre 1º de janeiro e 11 de setembro de 2018, foram registrados cinco acidentes envolvendo romeiros na rodovia, um aumento de 25% comparado ao mesmo período do ano de 2017. No mesmo período, os números ainda revelam que ocorreram sete registros de atropelamentos, com duas vítimas fatais, quatro vítimas leves e uma com ferimentos moderados, aumento de 75%, comparado ao mesmo período de 2017, quando foram registrados quatro atropelamentos, com uma vítima fatal. Para reforçar esta orientação e contribuir para a preservação da vida, os motoristas serão alertados sobre a presença de romarias no acostamento ao longo da rodovia. Haverá a distribuição de 50 mil folhetos nas praças de pedágio da Via Dutra para os motoristas. A campanha ganha reforço também na programação da Rádio CCRFM 107,5, com plantões ao vivo, dicas de segurança e informação dos pontos com peregrinos a pé. Os 38 painéis de mensagens variáveis (PMV’s) e 14 faixas refletivas afixadas ao longo da rodovia também fazem parte da orientação para os motoristas. As equipes de inspeção do SOS Usuário da Concessionária também abordarão os grupos de peregrinos, organizadores e carros de apoio na rodovia, com a orientação e distribuição de 10 mil folhetos que reforçam a utilização da Rota da Luz como alternativa mais segura e dicas de como se portar na rodovia. “Já detectamos o aumento de grupos de romeiros à medida que se aproxima a data de 12 de outubro, sentido à Basílica Nacional. A concessionária não recomenda a realização desse tipo de manifestação, e além de passar as dicas de segurança reforça aos peregrinos a orientação para utilizar a Rota da Luz SP, um caminho projetado exclusivamente para este ato de fé”, explica o gestor de Atendimento da CCR NovaDutra, Virgílio Leocádio. Rota da Luz é opção A Rota da Luz, criada em 2016 para garantir segurança aos romeiros no caminho para a Cidade de Aparecida, antes feito apenas pela Via Dutra, é um traçado formado por estradas secundárias. São 201 quilômetros, com início em Mogi, passando por Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté e Pinda, até a chegada a Aparecida. Há atrativos naturais durante o trajeto. A Rota ainda recebe sinalização para orientação do percurso, que ganhou mais comodidade com o aplicativo Caminha São Paulo, que visa ajudar os caminhantes. Há reclamações de falta de mais infraestrutura. Dicas de segurança – Utilize a Rota da Luz SP, um caminho mais seguro para os romeiros; – Caminhe no sentido contrário ao do tráfego, em fila indiana, o mais distante possível da pista e do acostamento; – Só caminhe durante o dia. Evite caminhar à noite ou na madrugada; – Use roupas claras e coloridas. Se possível, use faixas refletivas. Aumente ao máximo a sua visibilidade para os motoristas; – Descanse fora da rodovia. Se houver veículo de apoio, estacioná-lo em local seguro, em posto de serviços, nunca no acostamento; – Mantenha sua atenção. Rodovia é espaço para veículos, não para pedestres; – Se chover, interrompa sua caminhada. Os riscos são maiores com pista molhada.

Fonte: www.odiariodemogi.net.br