Governo estuda encerrar subvenção ao diesel antes do fim do ano

29/10/2018

O governo estuda acabar com a subvenção ao preço do diesel – um dos compromissos para encerrar a greve dos caminhoneiros. O prazo original termina no dia 31 de dezembro. O assunto está sendo analisado pelos Ministérios de Minas e Energia e Fazenda, além da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo uma fonte que está participando das discussões, é possível que seja apresentada uma solução já na próxima semana. A queda do dólar e da cotação do petróleo, que ajudam na definição do preço do combustível pela Petrobras, são os principais motivos da antecipação do fim do programa. De acordo com a fonte, não há risco de uma nova paralisação dos caminhoneiros porque “todos sairão ganhando”. Pelo programa, o governo concede um subsídio de R$ 0,30 por litro do diesel, além de ter reduzido em R$ 0,16 os tributos Cide e PIS/Cofins incidentes sobre o produto, para garantir uma queda total de R$ 0,46 por litro no preço ao consumidor. Para bancar o subsídio, o Ministério da Fazenda reservou um orçamento de até R$ 9,5 bilhões. A medida ajudaria no fechamento das contas do governo.

Fonte: www.oglobo.globo.com