PRF prende quadrilha que adulterava caminhões com carga acima do permitido

23/11/2018

A Polícia Rodoviária Federal prendeu uma quadrilha que adulterava caminhões para que os veículos transportassem carga bem acima do peso permitido. Essa prática ilegal é um perigo nas estradas brasileiras. Segundo a polícia, a modificação na estrutura de carretas acontecia em oficinas na Grande Vitória. Os veículos recebiam mais eixos e rodas para aumentar de tamanho e circular nas rodovias levando cargas mais pesadas. “Essas alterações faziam com que os veículos perdessem algumas características tanto em relação à segurança, em relação a freio, em relação à sua estrutura, que não era preparada para aguentar mais peso, e também fazia com que o condutor perdesse a dirigibilidade do veículo", destaca o sup. Da Polícia Rodoviária Federa, Wylis Lira. Em junho de 2017, uma carreta que transportava uma pedra de granito invadiu a contramão na BR-101, em Guarapari. Bateu num ônibus e em duas ambulâncias, 23 pessoas morreram. A polícia investiga se a carreta passou pelas mãos da quadrilha presa nesta quarta (21). Catorze pessoas foram presas na ação da Polícia Rodoviária e Ministério Público Estadual. A operação também aconteceu em cidades no interior de Minas Gerais e Bahia. A quadrilha contava com donos de oficinas, despachantes e funcionários de postos do Detran fora do Espírito Santo. Um pequeno reboque de apenas um eixo, fabricado para levar até 300 quilos, depois de ser adulterado se torna o registro de um semirreboque modificado para ter três eixos e capacidade de levar 35 toneladas. A polícia afirma que quase 600 veículos foram modificados e tiveram a documentação adulterada para rodar nas estradas. A investigação continua.

Fonte: www.g1.globo.com