É BOATO: Caminhoneiros não ameaçam parar se o STF aprovar o indulto de natal

30/11/2018

Alguns sites que divulgam notícias e informações sobre política começaram a replicar um texto publicado pelo site republicadecuritiba, informando que os caminhoneiros irão iniciar uma greve se o Supremo Tribunal Federal aprovar o indulto de natal, que pode beneficiar políticos presos por corrupção. Esse indulto beneficia bandidos presos por crimes “não violentos”, como é o caso da corrupção. Se um preso ganha o indulto, ele cumpre apenas um quinto da pena estipulada e é libertado. Além dos crimes de corrupção, presos por outros crimes leves também seriam beneficiados. O indulto foi decretado pelo presidente Michel Temer em 2017, e está em votação pela sua validade, em um processo movido pela Procuradoria Geral da União contra Temer, e por liminar está suspenso até que a votação do STF decida. O julgamento foi parado ontem por um pedido de vistas, mas a votação atual está em 6 votos a 2, a favor do indulto. A maioria dos brasileiros é contra esse decreto. Não há prazo para a votação ser retomada. Porém, não há qualquer informação ou citação sobre qualquer entidade ou sindicato ligado aos caminhoneiros que possa convocar uma paralisação contra o indulto de natal para os políticos presos. Os caminhoneiros podem sim anunciar uma nova greve, sem data para ser feita, por causa da política de preços mínimos para o frete rodoviário, que não vem sendo cumprido por muitas empresas em todo o país. A ANTT tem trabalhado para fiscalizar o cumprimento do tabelamento, mas não está agradando os caminhoneiros. Grupos ligados à política, como o MBL e outros movimentos, anunciaram uma paralisação em caso de votação favorável ao indulto. Porém, nenhum desses grupos tem ligação ou lidera movimentos de caminhoneiros.

Fonte: www.blogdocaminhoneiro.com