Festa do caminhoneiro é um grande sucesso

A 2ª Festa do Dia Nacional do Caminhoneiro, realizada pelo SINDICAM-SP, foi um grande sucesso. Passaram pelo evento, que aconteceu das 08 às 24 horas, do dia 16 de setembro, no Posto de Parada do KM 56 da Rodovia Bandeirantes, mais de 800 caminhoneiros. O público, que chegou cedo, se divertiu com as gincanas nas mesas de Pebolim e Snooker, além de brincarem na pista do Autorama, montada com cinco caminhões em miniatura. Antes da abertura do evento, entretanto, o presidente do SINDICAM-SP, acompanhado das demais autoridades presentes, visitou as instalações do Programa Estrada para a Saúde, mantido no local pelo CCR AutoBAn (ver reportagem nesta página), que junto com a Dbtrans, apoiaram o evento.

Além dos momentos de diversão, os caminhoneiros que passaram pela Festa, tiveram a oportunidade de conhecerem o Programa Estrada para a Saúde, que montou um bureau de serviços como a Quick Massagem e demonstração de alongamentos para serem realizados antes e depois de cada viagem. “Essa ginástica é muito boa. Além de nos deixar em forma, ainda nos deixa preparado fisicamente para o tranco na estrada”, afirmou José Benedito de Souza.

Outro serviço que também chamou a atenção dos presentes foi o plantão Jurídico montado pelo departamento Jurídico do SINDICAM-SP para orientar e esclarecer os caminhoneiros quanto aos direitos de cada um. O pagamento do vale-pedágio foi um dos temas que mais se destacou. “Muitos caminhoneiros nos procuraram para saber se ainda era possível um ressarcimento do benefício que não foi cumprido no ato da contratação do frete”, adiantou Ailton Gonçalves, responsável pelo departamento. Segundo ele, os caminhoneiros que se sentirem lesados podem, com os devidos comprovantes de pagamento do pedágio, requerer na justiça o ressarcimento dos valores devidos. “Assim é o que determina a Lei quem implantou o benefício”, justificou.

A Festa contou com a participação dos caminhoneiros durante todo o dia. E a noite, os presentes acompanharam os shows das duplas sertanejas Leo Canhoto e Robertinho e Mococa e Paraíso, comandado pelo radialista e apresentador Toni Gomide, das rádios Tupi e Terra. Além de participarem de sorteios de vários prêmios, como por exemplo, o caminhoneiro Mário César de Almeida que ganhou uma bolsa de viagem da Herval Pneus – revendedora da Hannkook Pneus. Já o casal Maria Cristina e Paulo José dos Santos, ganhou um jogo de pneus aro 14 da marca Hannkook, também doados pela Herval Pneus.

Caminhoneiro a mais de 14 anos, Paulo José que mora com a esposa em Americana, foi a Festa para se divertirem. “Chegamos aqui às 14 horas. Já brincamos na gincana, e passamos pelo Programa Estrada para a Saúde. Decidimos ficar, pois minha mulher adora a dupla Léo Canhoto eRobertinho. Ganhar o jogo de pneus foi excelente”, informou.

Paulo Santos foi retirar o prêmio na sede do SINDICAM-SP, no Parque Novo Mundo, alguns dias depois. Quando chegou, foi recebido pelo presidente do sindicato, Norival de Almeida Silva, e pelo representante da Herval Pneus, Randal da Silva. Ao receber o prêmio, ele ficou emocionado. “Nossa economizei um bom dinheiro, pois não precisarei comprar pneus novos para meu carro de passeio. Vou guardar o valor para trocar meu caminhão, pois já estou vendo um financiamento”, alegrou-se.