Diretor do SINDICAM-SP participa de Seminário sobre Rastreamento

O diretor do SINDICAM-SP, Bernabé Rodrigues, o Gastão, participou no último dia 22 de setembro, do Seminário de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento. O evento, apresentou projetos e resoluções vigentes e discutiu necessidades e expectativas do setor de monitoramento. O encontro foi realizado pela GRISTEC (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), organizado pela revista e portal InfoGPS, e tratou de assuntos relacionados ao rastreamento, destacando soluções para prevenir o roubo e outras perdas na área de logística e transporte de cargas, além de abordar a visão do Transportador Rodoviário Autônomo diante das diversas tecnologias embarcadas.

Esse último cenário foi representado pelo "Gastão", que enfatizou a importância do segmento (empresas, órgãos governamentais e sindicatos) investirem na formação e qualificação da mão-de-obra. Ele anunciou em primeira mão, para esse público, formado por técnicos, empresários, professores e pesquisadores, a aquisição do SINDICAM-SP de uma propriedade em Santa Isabel que terá um centro de Formação para o Transportador Autônomo. “Há anos o sindicato vem estudando essa proposta que agora se torna realidade. Estamos abertos para efetuarmos parcerias que levem conteúdo ao projeto”, destacou. falou sobre as aplicações e implantações destas ferramentas tecnológicas. Também nesta mesma visão, do caminhoneiro, foram discutidos os desdobramentos deste novo cenário legal.

Na ocasião o diretor do SINDICAM-SP respondeu diversas perguntas elaboradas por debatedores. Em uma delas, o gerente de Logística e Transporte da Rio Unidos – que pertence ao grupo Usiminas, Marcelo Neiva, questionou o sindicalista sobre a falta de preparo dos Transportadores Autônomos que prestam serviços à sua empresa. “Conhecemos a triste realidade do transportador autônomo que carrega bobinas de aço. Assim como também sabemos que esse setor é o que paga um frete mais aviltante da categoria”, destacou.

Além de Marcelo Neiva, participaram do debate o gerente de Produto da Volvo, Christiano Blume, que foi mediador, a diretora Operacional da NGO Brasil, Erica Zimmermann; o diretor da 3T Systems, Eliéser Souza; o superientende da Chartis Seguros, Paulo Robson Alves; e o diretor da Offiss Consultoria Empresarial, Marcio Martuscelli.