Programa Estrada para a Cidadania ganha prêmio internacional de Responsabilidade Social

O Programa Estrada para a Cidadania, do Grupo CCR, do qual faz parte a CCR NovaDutra, recebeu o IBTTA Awards 2010, na categoria Responsabilidade Social no último mês de setembro. A premiação da IBTTA (International Bridge, Tunnel and Turnpike Association), maior associação internacional de concessionárias de rodovias, é a mais importante do setor e reconhece o trabalho desenvolvido pelo Grupo CCR, desde 2002, em escolas municipais de cidades próximas às suas rodovias.

Maurício Soares Negrão, ex-presidente da CCR NovaDutra, recebeu o troféu na cerimônia de premiação, realizada em San Diego, Califórnia (EUA), em nome de todas as empresas do Grupo. Negrão é o atual presidente das concessionárias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel. O concurso de Responsabilidade Social é realizado anualmente entre os 250 associados da IBTTA, representando em 23 países e 6 continentes.

“O Estrada para a Cidadania é o mais importante programa educativo de trânsito conduzido pelo Grupo CCR, porque contribui decisivamente para preparar os cidadãos-motoristas do futuro”, disse Maurício Negrão. “Além de informar as crianças, nós preparamos educadores para tratarem do assunto em sala de aula”.

O Programa Estrada para a Cidadania tem o objetivo de disseminar informações sobre segurança de trânsito, cidadania e meio ambiente entre os alunos da 4ª série das redes públicas de ensino fundamental. Além de cidades servidas pela CCR NovaDutra, ele está em várias outras cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná por meio das versões regionais da CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR RodoAnel, CCR Ponte, CCR ViaLagos e CCR RodoNorte.

Desde a sua criação, o Estrada para a Cidadania já beneficiou quase 1 milhão de crianças de 1.200 escolas, que se transformaram em agentes disseminadores de conhecimento e valores sobre a preservação da vida. Só em 2010, cerca de 70 municípios estão participando do projeto. Na Via Dutra, o Estrada para a Cidadania já beneficiou 295 mil alunos e 10,5 mil educadores. Em 2010, participam do projeto 36 municípios servidos pela Dutra, abrangendo 78 mil alunos e 3 mil educadores.

O Programa tem material didático exclusivo baseado nas leis de trânsito e cidadania e busca incluir seus principais temas em diversas disciplinas. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em braile. Para facilitar ainda mais a assimilação do Estrada para a Cidadania pelas escolas, todos os professores passam por vários ciclos de treinamento sobre as ações educativas propostas.

As aulas do Estrada para a Cidadania nas escolas são semanais e algumas das atividades envolvem também os familiares das crianças, com exercícios que precisam ser feitos em casa. Essa atividade é um importante fator disseminador das informações ensinadas nas salas de aula, que multiplica o número de pessoas impactadas pelo projeto.

Além das atividades na sala de aula, as crianças participam de atividades complementares que contribuem para a formação integral dos alunos. A ação Crianças Amigas da Estrada funciona como uma blitz educativa, quando os alunos interagem com as vias, com os motoristas e com as regras de trânsito em um ambiente seguro e monitorado, proporcionando vivência real do espaço trânsito.

A campanha ‘Cidadania da Estrada’ distribui cartas escritas de próprio punho pelos alunos que participam do Programa. Nessas cartas, as crianças enviam mensagens de solidariedade, paz e segurança no trânsito durante a Semana Nacional do Trânsito.

Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A concessionária tem 14 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.

Sobre a CCR: A CCR é uma das maiores empresas de concessão de infraestrutura da América Latina e, atualmente, conta com mais de 6 mil colaboradores trabalhando nas empresas do grupo. Controla as concessionárias CCR Ponte (RJ), CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP) e CCR RodoAnel (SP), num total de 1.922 quilômetros de rodovias. A empresa iniciou este ano sua atuação no segmento de transporte de passageiros com a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, mantida e operada pela ViaQuatro. A CCR tem ainda participação de 40% na concessionária Renovias, de 38,25% na STP e de 45% na Controlar. Empresa de capital aberto, tem 38,2% de suas ações ordinárias negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, o segmento mais rígido do mercado acionário brasileiro e que foi inaugurado pela CCR em 2002.