Caminhoneiros Comemoram “Lei do Descanso” mas avaliam ser difícil sua fiscalização

O presidente do SINDICAM-SP (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens do Estado de São Paulo), Norival de Almeida Silva, comemorou - junto com a diretoria da entidade - a aprovação na Câmara Federal, na semana passada, do projeto de Lei 2660/96 que regulamenta o tempo em que o motorista de ônibus e caminhão deve permanecer na direção do veículo. De acordo com a nova Lei, esse período não pode passar de 4 horas, sem um descanso. Segundo Norival, essa é uma antiga reivindicação da categoria, que poderá ser beneficiada, caso haja uma fiscalização permanente.

De acordo com o líder sindical, esse pode ser o problema do cumprimento da Lei. “É preciso uma fiscalização assídua, para impedir abusos dos embarcadores e empresas que obrigam os transportadores de carga a rodarem numa jornada exaustiva para cumprirem prazos, sob pena de diminuição no valor do frete”, informa.