Cobrança eletrônica de pedágios terá concorrência no Estado de São Paulo

Depois de 12 anos operando sozinha os meios eletrônicos de pagamento em pedágios no Estado de São Paulo, a Serviços e Tecnologia de Pagamentos (STP) - dona dos sistemas de captura eletrônica de pagamento Sem Parar e Via Fácil - enfrentará a partir de agora um concorrente. A Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo autorizou, na sexta-feira, a empresa DBTrans, com atuação no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a iniciar operação no sistema de cobrança eletrônica nas rodovias sob concessão em todo o Estado.

Mais de 2,9 milhões de veículos utilizam o sistema, que é responsável, em média, por 38% das passagens nos pedágios.

O objetivo é que o início de operação da nova empresa em São Paulo seja efetivado até o fim do ano. Até lá, segundo a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo e responsável pela regulação e fiscalização do setor), será realizada negociação com as concessionárias paulistas para adequação das praças atuais de pedágio para a nova operadora. Mas a tarefa para quebrar o monopólio pode enfrentar resistência das concessionárias - como CCR, OHL Brasil e EcoRodovias, que são acionistas do STP. A sociedade é composta por CCR (38,25%), CCBR Catel (35%), Ecorodovias (12.75%), GSMP (9,32%) e OHL Brasil (4,68%).

A DBTrans se compromete a entrar no mercado paulista de pagamento de pedágio eletrônico cobrando uma mensalidade de R$ 6 de cada usuário. Atualmente, é cobrada mensalidade de R$ 11,90. Também vai lançar o modelo pré-pago de pagamento eletrônico, onde o motorista carrega seu tag (aparelho interno no veículo) com um determinado valor e passa pelas praças de pedágio normalmente. Essa modalidade tem como principal atrativo o fato do usuário ficar livre da cobrança de mensalidade.

Para os caminhoneiros, a nova operadora planeja introduzir no mercado paulista o vale pedágio no formato eletrônico, com cobrança através de tag. Hoje há apenas o vale pedágio no formato de papel e por cartão.

Fonte: Valor Econômico