Notícias seta

Cobrança eletrônica de pedágios terá concorrência no Estado de São Paulo

Depois de 12 anos operando sozinha os meios eletrônicos de pagamento em pedágios no Estado de São Paulo, a Serviços e Tecnologia de Pagamentos (STP) - dona dos sistemas de captura eletrônica de pagamento Sem Parar e Via Fácil - enfrentará a partir de agora um concorrente. A Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo autorizou, na sexta-feira, a empresa DBTrans, com atuação no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a iniciar operação no sistema de cobrança eletrônica nas rodovias sob concessão em todo o Estado.

Mais de 2,9 milhões de veículos utilizam o sistema, que é responsável, em média, por 38% das passagens nos pedágios.

O objetivo é que o início de operação da nova empresa em São Paulo seja efetivado até o fim do ano. Até lá, segundo a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo e responsável pela regulação e fiscalização do setor), será realizada negociação com as concessionárias paulistas para adequação das praças atuais de pedágio para a nova operadora. Mas a tarefa para quebrar o monopólio pode enfrentar resistência das concessionárias - como CCR, OHL Brasil e EcoRodovias, que são acionistas do STP. A sociedade é composta por CCR (38,25%), CCBR Catel (35%), Ecorodovias (12.75%), GSMP (9,32%) e OHL Brasil (4,68%).

A DBTrans se compromete a entrar no mercado paulista de pagamento de pedágio eletrônico cobrando uma mensalidade de R$ 6 de cada usuário. Atualmente, é cobrada mensalidade de R$ 11,90. Também vai lançar o modelo pré-pago de pagamento eletrônico, onde o motorista carrega seu tag (aparelho interno no veículo) com um determinado valor e passa pelas praças de pedágio normalmente. Essa modalidade tem como principal atrativo o fato do usuário ficar livre da cobrança de mensalidade.

Para os caminhoneiros, a nova operadora planeja introduzir no mercado paulista o vale pedágio no formato eletrônico, com cobrança através de tag. Hoje há apenas o vale pedágio no formato de papel e por cartão.

Fonte: Valor Econômico

F2 Comunicação Assessoria de Imprensa:
F2 Comunicação & Marketing
Jornalista Responsável: Cláudio Ferreira