Medida do Governador beneficiará familiares de 6.762 caminhoneiros de Indaiatuba e região

O governador Geraldo Alckmin, com o presidente do SINDICAM-SP, Norival de Almeida Silva, a direita, e o vice-presidente, Antônio Herculano da Silva Filho, a esquerda.

O governador Geraldo Alckmin inaugurou no último dia 11 de Junho, em Indaiatuba, a operação do projeto piloto do Sistema Ponto a Ponto na Rodovia Santos Dumont (SP 75), que permitirá o pagamento eletrônico de pedágio por trecho percorrido. Muito esperado pelos moradores da cidade e região - entre eles os familiares dos 521 caminhoneiros que residem no município.

Aqueles que aderirem ao Sistema economizarão 60,4% nas viagens para Campinas, ou seja, passarão a pagar R$ 4,00 ao invés de R$ 10,10 cobrados atualmente. A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio da Artesp, já disponibilizou agendamento para instalação de tags para mais de 1.100 veículos da cidade.

O Sistema Ponto a Ponto foi implantado em duas etapas na Rodovia Santos Dumont (SP 75) entre o km 15 (próximo de Sorocaba) e km 77,6 (Campinas). A primeira fase leva o benefício aos moradores de Indaiatuba, com seis pórticos instalados ao longo da rodovia. A instalação e testes do pórtico no km 66,7 (entre o Aeroporto de Viracopos e a Rodovia dos Bandeirantes) e dos equipamentos nas praças de pedágio do km 60,8 e km 62 ocorreram em abril e maio.

Com o resultado positivo dos testes ao longo desses meses foi possível antecipar o benefício para os moradores de Indaiatuba, antes mesmo da implantação total do projeto na SP 75, que beneficiará familiares de outros 6.241 caminhoneiros autônomos – que residem na região.

No percurso até o Aeroporto de Viracopos a economia será ainda maior, de 68%, resultando em uma tarifa de R$ 3,20 nesta antecipação dos benefícios do projeto.