Deputados lançam Frente Parlamentar que beneficia caminhoneiros autônomos, no Estado

Os deputados estaduais Gilson de Souza (DEM), João Caramez (PSDB), e Estevam Galvão (DEM), lançaram, no sábado, 14, durante a abertura das comemorações do Dia Nacional dos Caminhoneiros, a Frente Parlamentar em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos, criada com a aprovação e assinatura de mais de 60 deputados, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A festa foi organizada pelo Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (SINDICAM-SP) e pela Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens), presididas por Norival de Almeida Silva.

O deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), o presidente da CCR NovaDutra, Ascendino da Silva Mendes, e o vereador de Porangaba, SP, Bruno Augusto Rosa, o Bruno Dentista, fizeram questão de prestigiar o lançamento da Frente e a abertura solene das comemorações do Dia 16 de Setembro. Já o governador Geraldo Alckimin foi representado por seu assessor Plácido Bento de Oliveira. O evento contou ainda com a presença do prefeito de Santa Isabel, Padre Gabriel Gonzaga Bina.

Também participaram do evento, o presidente do SINDICAM-Pará, Eurico Tadeu Ribeiro dos Santos; o presidente da do SINDICAM-PR,, Laertes José de Freitas, também representando o presidente da Federação Nacional dos Caminhoneiros Autônomos (Fenacam), Diumar Bueno; o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Derivados de Petróleo (Sinditanque), Bernabé Rodrigues Parra, o Gastão; o presidente do SINDICAM-Araçatuba, Sérgio Barssalobre; presidente do Sindicato de São José dos Campos, Everaldo Bastos; a direção do SINDICAM-SP e da Fetrabens, além de diversos presidentes de cooperativas de caminhoneiros autônomos; e diretores e representantes de entidades que representam a categoria no Estado de São Paulo.

A proposta da criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos foi do deputado Gilson de Souza, após a solicitação do presidente do SINDICAM-SP e da Fetrabens, Norival de Almeida Silva, e a iniciativa ganhou o apoio, inicialmente, de mais de 21 parlamentares. No entanto, segundo o deputado, mais de 50 colegas na Assembleia Legislativa já o procuraram para assinar o documento. “O deputado Gilson de Souza foi muito feliz ao propor a criação dessa Frente”, reconheceu Caramez, em seu discurso na ocasião do lançamento.

Já Galvão afirmou que “a categoria dos Caminhoneiros autônomos representam o progresso do País”. E o deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá, também destacou as dificuldades enfrentadas pelo caminhoneiros autônomos, que segundo ele, são os “legítimos caminhoneiros”. “Precisamos urgente criar mecanismos para melhorar a qualidade de vida desses profissionais. Dessa forma vamos atender às reivindicações de uma categoria importante e, ao mesmo tempo, salvar vidas nas estradas do País”, reconheceu.

“Fico muito honrado em poder colaborar com uma classe de profissionais que é responsável por transportar a riqueza do País”, comemorou Souza, que recebeu um placa do presidente, Norival de Almeida Silva, que afirmou: “com a criação da Frente Parlamentar, vamos trabalhar para que o Governo do Estado implante mais Postos de Paradas nas estradas paulista, as únicas no País que contam com cinco postos; nos auxilie na criação e certificação de cursos profissionalizantes e de capacitação; e implemente políticas públicas – que vamos discutir e propor - para melhorarem nossa qualidade de vida ”.

Norival disse, ainda, que esta conquista é mais uma vitória para o setor e faz parte das iniciativas do sindicato em promover e fortalecer a classe de caminhoneiros autônomos. Ele cita como exemplo, as mais recentes conquistas da entidade, como a implantação do Sistema Ponto-a-ponto de pedágio eletrônico; o novo Trevo no entroncamento das Rodovias Raposo Tavares e Transbrasiliana – em Ourinhos – SP; a terceira faixa na Rodovia Anhanguera, na altura de Jundiaí; o programa de renovação de frota Renova-SP, aplicado inicialmente para os caminhões no Porto de Santos; a abertura de mais uma pista e o novo trevo na Domênico Rangoni e Anchieta, em Cubatão; além do início das obras do Rodoanel Norte.

Norival de Almeida Silva, presidente do SINDICAM-SP e da Fetrabens entrega placa de homenagem ao Deputado Estadual, Gilson de Souza

A partir da esquerda: vereador de Porangaba, SP, Bruno Rosa; presidente SINDICAM-Pará, Eurico Tadeu; deputado João Caramez; o casal Rosangela e Norival de Almeida; o deputado Gilson de Souza, e sua esposa, Maria das Graças; o deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá; e o presidente da Fenacam, Laertes José de Freitas, durante lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Caminhonieros Autônomos, na solenidade de abertura da V Festa do Dia Nacional do Caminhoneiro, em Santa Isabel, SP

Norival e deputado Gilson, com as respectivas esposas, Rosangela Fernandes, a esquerda; e Maria das Graças de Souza

Auditório da Colônia do SINDICAM-SP, onde ocorreu a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e a abertura das comemorações do Dia Nacional do Caminhoneiro